Mais de 500 pessoas lotaram o Tênis Clube de Mesquita para receber o pré-candidato ao Senado pelo PT, André Ceciliano, neste domingo (29). Dos 12 vereadores da cidade, 11 marcaram presença, além secretários municipais e pré-candidatos a estadual e federal nas eleições deste ano.
Atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André fez um breve balanço da sua trajetória, marcadamente ligada à Baixada Fluminense.
André nasceu em Nilópolis, morou em Japeri e foi criado em Paracambi, cidade que governou por dois mandatos (2001-2008), quando fez uma revolução em diversas áreas, sobretudo na Educação. Foi na sua gestão que a antiga fábrica têxtil Brasília Industrial virou a Fábrica do Conhecimento, onde hoje estudam 10 mil alunos em diferentes cursos.
Democrático e reconhecido por partidos de esquerda, de centro e de direita por sua capacidade de diálogo, André enfatizou que o momento é de união pelo Rio de Janeiro:
“Esse encontro de hoje é prova de que a política pode ser ecumênica. Independente de partidos, temos que unir forças pelo nosso Rio de Janeiro”.
Para André, existe um preconceito de parte da esquerda e da direita com quem vem da Baixada Fluminense. “Sou cidadão da Baixada com muito orgulho e sempre vou defender e lutar por essa região”, afirmou.
À frente da Alerj desde 2017, André Ceciliano é o deputado com o maior número de leis aprovadas: foram mais 380 ao logo de quatro mandatos e uma infinidade de ações voltadas para a Baixada.
Leis para o desenvolvimento
Entre as leis de André, está a que criou o Fundo Soberano, garantindo, com recursos provenientes dos excedentes da produção de royalties, investimentos estruturantes nos municípios do Estado, para um futuro “além do petróleo”.
“Discurso não ganha nada. Não gera emprego. Ações efetivas, sim. O Fundo Soberano garante investimentos pra o Rio de Janeiro diversificar a sua economia, hoje muito dependente da extração de petróleo”, afirmou.
Para o próximo ano, André calcula que o fundo tenha capacidade de investir cerca de R$ 3 bilhões em “projetos âncora” para o desenvolvimento do estado.
Participaram do evento a vereadora Cris Gêmeas; os vereadores Bruno Lucena, Renan Bolinha, Diogo Talento, Thiago Barbante, Gelson Henrique, Marcel Tá aí Gostei; Gion Flor, Dudu 2D, Marcelo Radar, Roberto Emílio e também os pré-candidatos a deputado Bonitão, Zé Chaleira, Vinny É nós; e também empresários, representantes de sindicatos e sociedade em geral.
Presentes também os vereadores de Nilópolis, Rafael Regis e Maquinhos Trembão.
Comments 1